18
Sat, Nov

O potencial econômico da Raposa foi fortalecido pelas ações do Governo do Estado, com uma série de obras de infraestrutura. O município tem um dos maiores potenciais produtores de pescado da Região Metropolitana e terá mais impulso para o aumento desta atividade com a recuperação da Rua Raposa. A rua é o acesso ao principal porto local, o Porto Braga, e recebeu pavimentação e sinalização, integrando as ações do programa Mais Asfalto.


O governador Flávio Dino inaugurou a nova via na manhã deste sábado (4), ocasião em que vistoriou e assinou ordem de serviço para um pacote de obras em infraestrutura, além de incentivo ao esporte com a entrega de mais de 600 kits esportivos para a comunidade.


Flávio Dino destacou que a pavimentação da Rua Raposa tem dupla importância por beneficiar os moradores e pelo aspecto econômico, uma vez que a cidade é referência na produção de pescado. “Este pacote de serviços prossegue com a série de obras que realizamos na região, por acreditar em sua relevância para os moradores e para a economia do Maranhão”, frisou o governador. Ele lembrou que esta é a segunda etapa do Mais Asfalto na cidade.


O secretário de Estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), Márcio Jerry, pontuou que desde o início da gestão o governador reconhece a importância do município de Raposa realizando parcerias para a promoção permanente de obras e serviços.

“As importantes e decisivas obras no município, que impactam positivamente para a população, confirmam o compromisso do governador com a melhoria da qualidade de vida local”, disse.


“A parceria com o Governo é fundamental para nossa cidade por trazer desenvolvimento, progresso, por impulsionar a economia e o turismo e só tenho a agradecer ao governador Flávio Dino, em nome de toda a nossa comunidade. Por isso, ele tem sido exemplo de gestão para o Brasil elevando o nosso estado dentre os melhores no governo e que ele continue com sabedoria para conduzir o Maranhão”, enfatizou a prefeita Talita Laci.


Clayton Noleto, secretário de Estado de Infraestrutura, lembrou que o governador tem se empenhado para garantir apoio aos municípios e que as obras do programa Mais Asfalto beneficiam tanto a população quanto a economia das cidades, permitindo escoar a produção e mais mobilidade para os moradores. “As ações do programa mudam para melhor a realidade das populações atendidas e transformam as áreas beneficiadas. Esse programa vai prosseguir até alcançar todo o Maranhão”, afirmou.


A população recebeu com alegria o governador, na entrega da Rua Raposa. “Foi uma ação decisiva do governador que nos deu uma rua mais digna. Antes, carros e até as pessoas mal conseguiam passar e hoje a via está um tapete. Estamos felizes e gratos por essa ação”, disse a moradora Diná Assunção. A Rua Raposa tem mais de 20 anos de construção e nunca havia recebido melhorias de infraestrutura.


Vendedor de sorvete nos arredores, Antônio Alves de Sousa, 48 anos, viu seu trabalho se tornar mais fácil e rentável com a nova via. “Ficou melhor porque consigo andar com o carrinho numa rua boa, de asfalto novo. Vou poder ir até mais clientes e vender mais. Melhora para todo mundo que tem sua venda, seu comércio”, disse.


Moradora da Rua Juçara, Concita Araújo, 44 anos, agradeceu pelas melhorias na rua. “Estou muito feliz. Não tem como não ficar. Agora a gente pode ir para a igreja na rua asfaltada, porque antes era uma vala. Agradeço tudo que o governador tem feito pela nossa cidade”, comentou.


Para a recuperação da Rua Raposa foram investidos recursos da ordem de R$ 3 milhões. As ruas da Paz e Dois também foram contempladas com as ações do Mais Asfalto. O governador assinou ainda ordem de serviço para pavimentação de 6,5 quilômetros da Avenida Principal, na sede do município, até o povoado Cumbique, com recursos de mais de R$ 3,2 milhões.


No pacote de obras anunciado pelo governador, drenagem de 200 metros de vias, pavimentação de mais de dez ruas, recuperação da Avenida Principal e ações de conservação de 12 km da rodovia Araçagi-Raposa, a MA-202. Com o Mais Asfalto, o Governo, em parceria com as Prefeituras, vem recuperando ruas e avenidas de todos os municípios.


Esta é a segunda vez que o município é contemplado com as ações do Mais Asfalto. Ano passado, o Governo recuperou quase dez quilômetros de vias com nova pavimentação. Com mais esta etapa do programa, também, serão beneficiadas a Rua João Bragança e a Vila Pirâmide, além de reforma na Escola Jarbas Passarinho, no Araçagy. Por emenda do deputado estadual Estênio Resende, a cidade vai ganhar um portal para sinalizar a entrada do município.


Estiveram presentes no evento, os deputados estaduais Estênio Resende, Cabo Campos e Bira do Pindaré; o deputado federal Waldir Maranhão; e demais autoridades políticas.

 


Esporte e Lazer


Para fortalecer a prática do esporte na cidade, o governador Flávio Dino entregou 612 kits esportivos, com materiais para diversas modalidades. Os kits contêm redes e bolas de futebol, jogos de uniforme, apitos, cartões vermelhos e cartões amarelos.
“Estamos fazendo o máximo com as condições que temos.

Hoje, a Raposa e o Maranhão estão no caminho desenvolvimento. Com todas as adversidades, o Maranhão está avançando no ranking dos melhores estados do Brasil”, declarou Flávio Dino.

A prefeitura Municipal de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Educação deu início neste sábado, dia 21, ao desenvolvimento dos cursos de Formação Continuada de Professores da Educação Básica.

O evento acontece na Unidade Integrada Santo Antônio, e destacas os cursos de contação de História na Educação Infantil, Recursos Matemáticos para o Ensino das Quatro Operações e do curso Utilização dos Gêneros Textuais em Práticas de Alfabetização e Letramento. Na próxima terça-feira, 24, terão início, o curso de Oficina de Elaboração de Itens – Língua Portuguesa e o curso de Conselho de Classe.

A formação tem como objetivo promover e ampliar a apropriação das novas teorias e metodologias por parte dos gestores, supervisores e professores através da construção e reflexão sobre os objetos próprios do ensino e da aprendizagem escolar.

De acordo com a secretária Adjunta de Educação, Maria Eltania dos Santos, que preside a Comissão Organizadora de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, os cursos respeitam a diversidade, baseiam-se na participação e promovem a pesquisa-ação para que os profissionais da educação desenvolvam o perfil de profissional prático-reflexivo.

“Os cursos abordam questões da prática pedagógica para contextualizar novas circunstâncias e ressignificar a atuação profissional sob o enfoque da teoria e da própria prática pedagógica, articulando desta forma, novos saberes ao desenvolvimento profissional dos gestores, supervisores e professores do município". Destacou.

No total são 94 cursistas sendo os mesmos, professores efetivos e contratados, supervisores e gestores escolares da Rede Pública Municipal de Ensino que atuam na Educação Básica nas escolas do município e também nas instituições de ensino privadas.

Com carga horária de 125 horas, os cursos serão desenvolvidos de forma modular, compreendendo duas fases: uma presencial e outra à distância com previsão de término para 22 de dezembro de 2017.

Foram concluídas na tarde desta sexta-feira(20) as melhorias de recapeamento asfáltico na Avenida Cafeteira, principal via que corta a Vila Bom Viver.

A prefeitura de Raposa em parceria com o governo do Estado tem trazido avanços para cidade, sobretudo, na área da mobilidade urbana. 

Os investimentos em infraestrutura não param no município de Raposa, onde a Prefeitura tem trabalhado para garantir a chegada do asfalto em vias que não contavam com esse benefício ou que estavam prejudicadas com buracos e crateras. 

A Rua 13 de Maio, também apelidada de Avenida do Cantinho Verde, recebeu nesta semana completa pavimentação asfáltica por meio da parceira da prefeitura de Raposa e o governo do Estado do Maranhão.

A 13 de Maio situada entre a Vila Nova e Vila Bom Viver, começa no Comercial Memória II, final da Avenida São Sebastião (que também recebeu asfalto novo ) e termina na 'Curva do Vento' cruzamento com a Newton Belo, outra que recebeu asfalto na primeira etapa do programa.

A ação vem sendo executada através do 'Mais Asfalto' em sua segunda etapa no município. O programa tem mudado a realidade antes de buracos e crateras nas vias raposenses.

Os números do investimento em infraestrutura na cidade refletem o resultado desse trabalho: em dez meses gestão foram executadas obras de pavimentação em diversos bairros, onde inúmeras ruas receberam pavimentação e também serviços de tapa-buracos, beneficiando milhares de moradores.

Principal via da Vila Pantoja que liga a Avenida Carajás - Bairro da Maresia - ao Jussara está ganhando asfalto novo por meio da parceira da Prefeitura Municipal de Raposa e do governo do Estado do Maranhão.

A pavimentação asfáltica começou a ser implantada nesta sexta-feira (13). A obra inédita beneficia milhares de pessoas, dando mais mobilidade aos moradores.

Além do asfaltamento, a Prefeitura vai construir meio fio, sarjeta e sinalização em todas as vias pavimentadas.