Exposegma Promoveu Palestra Na Câmera De Vereadores Da Raposa

Com o tema “O Papel da Polícia na Comunidade”, a Exposegma (Exposição de Segurança do Maranhão) promoveu uma palestra sócio-educativa na Câmara de Vereadores do município da Raposa, na manhã desta sexta-feira (22).


Ministrada pelo coronel Silva Filho, coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), a palestra reuniu vereadores e a comunidade, objetivando retratar os fatores necessários para construção de um policiamento social, em que medidas educativas e preventivas sejam as bases desse desenvolvimento.


Durante a explanação, o coordenador do Proerd ressaltou que o apoio dos parlamentares é imprescindível para fundamentação de políticas de segurança na comunidade; visando ações de prevenção, combate e repreensão da violência. “A parceria da câmara de vereadores com a polícia fortifica o papel da polícia”, destacou.


Na ocasião, o vereador Frank Neto, do Partido Verde (PV), em nome dos seus colegas do plenário, realizou a entrega oficial de um documento ao coronel Silva Filho, onde é representado o pedido de instalação de uma Unidade de Segurança Comunitária (USC) e um posto de pronto atendimento do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBM) naquele município. O documento será repassado ao secretário de Estado de Segurança Pública, Marcos Affonso de Moraes.


Para o coronel, o projeto é um sucesso no âmbito social. “A Exposegma evidencia o trabalho das forças de segurança, que a sociedade, muitas vezes desconhece. Ela apresenta a essência da polícia, quebrando o paradigma de que polícia é sinônimo de repreensão; pelo contrário o nosso trabalho consiste inicialmente em ações preventivas e, em último caso, repreensivo”, frisou Silva Filho.