Sat, Nov

Estado envia R$ 2 milhões para a saúde de Raposa

SLIDE DE NOTICIAS

A prefeita de Raposa, Talita Laci (PCdoB) fez se acompanhada do diretor do CAPS no município, Rafael Lutifi, para assinar o termo de compromisso que garante recursos para a otimização dos serviços prestados pelos Centros de Atenção Psicossocial.

A iniciativa do Governo do Maranhão visa corrigir mais um grave erro ocorrido na gestão da saúde no passado, Há cinco anos esse município não recebe repasse, que estão sendo retomados a partir deste termo de compromisso.

Em solenidade no Palácio dos Leões, nesta terça-feira (20), o governador Flávio Dino garantiu o aporte de R$ 2,2 milhões anual para a cidade, corrigindo a distorção ocorrida em 2012 e reforçando a ação estadual de fortalecimento da gestão integrada em saúde mental. A retomada do repasse foi aprovada pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB) em maio de 2017. O valor global do investimento, será de R$ 2.226.682,88, repassados pelo Ministério da Saúde.

O governador Flávio Dino explicou que “nós estamos implementando saídas necessariamente progressivas e que vão produzindo a correção de rumos em relação aos equívocos cometidos antes. Algumas coisas podem ser reparadas, outras nós vamos levar décadas para corrigir”. Ele enfatizou que não há respostas demagógicas para a temática das drogas. “Questão é social em primeiro lugar, não se resolve apenas com polícia. Por isso que é importante que nós tenhamos essa rede. Juntos nós continuamos a disposição dos municípios”, completou.

A partir do reforço garantido pelo Governo do Estado, o cuidado das pessoas com transtorno mental poderá ser aperfeiçoado e melhor executado. A medida permite a oferta de ações de atenção integral em saúde mental, álcool e outras drogas, a garantia da continuidade da assistência em saúde mental no território do usuário e do fornecimento da medicação necessária aos usuários do serviço.