Prefeitura intensifica combate às hepatites virais em Raposa

SLIDE DE NOTICIAS

Durante toda a semana a Prefeitura de Raposa por meio da secretaria municipal de Saúde em parceira com o governo do Estado do Maranhão através da Secretaria de Estado da Saúde vem realizando uma campanha intensa de combate à às hepatites virais no município.

Na segunda-feira (24), uma palestra aos profissionais de Saúde abriram os trabalhos sob a Coordenação Municipal de IST/AIDS/HEPATITES VIRAIS e VIGILÂCIA SANITÁRIA. Segundo Lívia Frazão, Coordenadora da Campanha, o objetivo é fortalecer a prevenção por meio dos informativos nos Postos e Hospitais de Raposa.

“Vamos oferecer varias atividades de promoção e prevenção junta à população e nos estabelecimento comerciais tipo salões, barbearias, restaurantes e locais de comercialização de pescados”, explicou.

Com o tema “Raposa contra as hepatites virais/ previna-se, vacine-se e faça o teste', as abordagens educativas, testagens e vacinação se estenderam durante a programação de 24 à 27 de Julho.

A Secretária Municipal de Saúde, Tatiana Santana, explica que as hepatites virais são doenças causadas por vírus que levam a uma inflamação no fígado. Sem o diagnóstico precoce e tratamento adequado, muitas vezes, elas podem se tornar crônicas e evoluir para casos graves, como câncer de fígado e cirrose.

“O diagnóstico das hepatites é feito via exame de sangue. Em Raposa, os testes rápidos para hepatites B e C podem ser feitos nos postos de Saúde”, completou.