19
Fri, Oct

A LENDA DOS MONSTROS DE LAMA DA ILHA DE ITAPUTÍUA

Certa vez por ocasião do período farto da Tainha, 12 pescadores saíram em 4 embarcações do tipo Biana a remo, para pescar nas proximidades da Ilha de Itaputíua, no município de Raposa - MA.

Era noite de escuro e após atravessarem suas redes nos igarapés próximo à ilha, remaram para a praia com a finalidade de se alimentar e depois dormirem um pouco, até chegar a hora de retirarem suas redes de pesca do canal. Deitaram-se todos enfileirados um ao lado do outro na areia branca da praia e como um deles era muito medroso, não consegui dormir.

E percebeu um Monstro de Lama sair de dentro do canal em direção a eles, e lentamente conferiu todos os pescadores de 1 à 12. Em seguida o monstro voltou para o Igarapé e desapareceu no canal. O medroso pescador levanta-se aos gritos e acorda os outros e conta o que aconteceu.

Todos começaram a rir da dele e falar que foi um sonho que ele teve. Ele jurava de pés juntos que não foi sonho. E que o melhor seria que todos embarcassem e fossem dormir dentro das Bianas no canal do igarapé. Como ninguém acreditou na história dele. Ele resolveu embarcar sozinho em uma das Bianas e a ancorou no meio do canal, e ficou observando de longe mesmo no escuro, o vulto dos amigos dormindo na praia.

Certa hora ele pega no sono e pouco depois acorda ao ouvir gritos e pedidos de socorro de seus colegas na praia. E ao fundo uma voz bem grossa dizendo lentamente: Cadê o meu? Cadê o meu? Cadê o meu? Morrendo de medo, ele esperou o dia amanhecer e remou até a praia, lá encontrando as roupas ensanguentadas e as pegadas dos 12 Monstros de Lama que devoraram seus colegas. Só que um saiu com fome por conta de um cauteloso pescador medroso.