Um vídeo emocionante começou a circular nas redes sociais do Ministério do Turismo nesta semana. A ação realizada pela Pasta no Aeroporto de Recife teve como objetivo sensibilizar turistas contra a violação dos direitos das crianças e adolescentes durante o carnaval e também ao longo de todo o ano.

Na iniciativa articulada em parceria com o Ministério de Direitos Humanos e a Infraero, atores mirins surgiram nas esteiras de bagagem, no lugar das malas dos viajantes, segurando cartazes que denunciavam situações de exploração. Os pequenos protagonistas tiveram suas participações autorizadas não só pelos responsáveis legais, mas também pela Vara da Infância e da Juventude.

Abençoado seja quem mora numa ilha. Para quem não mora, fica o convite! Temos, em São Luís, praias para dar e vender, verdadeiros santuários de beleza natural que merecem ser visitados vez ou outra, para desacelerar e deixar de lado a rotina da metrópole, especialmente durante o período de altas temperaturas.

Conheça agora as belas praias da Grande Ilha que fogem do eixo Litorânea e Ponta d’Areia!

1. Ponta Verde

Praia de Ponta Verde.

A praia de Ponta Verde, formada por falésias, fica localizada em São José de Ribamar. De lá, é possível observar o município de Icatu, que fica na Zona Litoral Norte da Baixada. O acesso é pela MA-201 e pela Avenida Panaquatira.

2. Mangue Seco

Praia do Mangue Seco.

Outra ótima opção para os praieiros é a praia do Mangue Seco, localizada no Araçagi. Para chegar, é preciso fazer uma caminhada de cerca de 15 minutos. Vale a pena!

3. Carimã (Raposa)

Praia de Carimã.

Uma praia tranquila, sem ondas, com dunas de areia e água quente! Apelidada de “Fronhas Maranhenses”, fica localizada no município de Raposa. O acesso é por barco, através de um canal, e existem empresas de turismo que fazem o passeio completo.

4. Itaputiua (Raposa)

Praia de Itaputiua.

Outra boa opção no município de Raposa é a praia de Itaputiua, localizada numa vila de pescadores. As águas são quentes e claras, há pouca lama e sem pedras nas áreas de banho. O acesso é feito por barco ou trilhas no meio do mangue. Uma alternativa para os aventureiros!

5. Panaquatira

Praia de Panaquatira.

Esta talvez seja a praia mais conhecida da lista. Apesar disso, ainda há pouco fluxo de pessoas. Panaquatira tem águas calmas e quentes, e a variação da maré deixa piscinas, as pocinhas, perfeitas para crianças. Quando a maré seca, a caminhada é longa para chegar até o mar. Haja perna!

Agora é só reunir a turma e partir para conhecer os recantos da ilha! As dicas são: levar água potável e lanches, ir sempre em grupo para garantir a segurança e sempre recolher o lixo. A natureza agradece!

Os estados do Nordeste deverão ser os mais visitados do país nos próximos seis meses. A região foi indicada como destino de 50,7% dos brasileiros que pretendem viajar no período, segundo pesquisa do Ministério do Turismo, realizada em agosto. Os estados do Sul devem receber 18,5% dos potenciais viajantes, ficando em segundo lugar na preferência do turista doméstico.

“O Brasil tem um enorme potencial para receber turistas o ano todo. Temos opções de sol e praia, turismo de natureza, gastronomia, cultura. No Ministério do Turismo, temos investido em promoção, melhoria da infraestrutura e qualificação da força de trabalho para apoiar os estados a receber cada vez melhor os turistas”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

 

CONTEÚDO OFICINAS - MHS

FICHA DE INSCRIÇÃO - MHS