Prefeitura de Raposa e SENAR-MA qualificam 13 produtores rurais em curso de Silagem

Categoria:Agricultura

Data: 3 de julho de 2025

29

A Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEMADER), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MA), realizou, entre os dias 30 de junho, 1º e 2 de julho, um curso de Silagem ofertado pelo programa Formação Profissional Rural (FPR).

A capacitação teve início na Estância Liberdade, com aulas teóricas ministradas pela instrutora do SENAR, Gabriela Oliveira dos Santos, e prosseguiu com atividades práticas na propriedade de um agricultor na comunidade Cumbique. Ao todo, 13 pequenos produtores rurais do município foram beneficiados com o curso.

Durante a formação, os participantes aprenderam estratégias nutricionais voltadas para o período da seca, com foco no aproveitamento de recursos disponíveis na própria região, como a palha de milho e o capim mombaça. As técnicas ensinadas permitem a produção de silagem de qualidade, contribuindo significativamente para a alimentação do rebanho e o fortalecimento da produção agropecuária local.

O secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, João Vonei, acompanhou de perto os três dias de formação e destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da agricultura familiar no município.

“Por meio da parceria com o SENAR, conseguimos oferecer conhecimento prático e acessível aos nossos produtores. O curso de silagem veio justamente para enfrentar um dos principais desafios da produção rural: o período da seca. Nosso compromisso é garantir que o pequeno produtor tenha condições de manter seu rebanho alimentado e sua atividade produtiva sustentável, mesmo nos períodos mais críticos”, afirmou o secretário.

A instrutora do SENAR-MA, Gabriela dos Santos, também destacou a importância da capacitação para os produtores participantes.

“Durante esses três dias, abordamos técnicas acessíveis e eficazes para a produção de silagem, utilizando recursos que os agricultores já possuem em suas propriedades. A proposta é justamente essa: valorizar os insumos locais e transformá-los em uma alimentação de qualidade para o rebanho. Os participantes se mostraram bastante engajados e compreenderam a importância de um manejo adequado. Eles agora estão mais preparados para enfrentar os desafios do período de estiagem”, explicou.

Uma das participantes, a agricultora Susilene Silva de Oliveira, destacou a importância do aprendizado proporcionado pelo curso.

“Esse curso foi uma bênção pra gente. Quero agradecer à Prefeitura e ao SENAR por oferecerem essa capacitação, que é mais uma chance de aprender a fazer silagem, especialmente pra nós que já trabalhamos com gado e cabra leiteira. Foi um aprendizado muito importante”, afirmou.

Texto: Nonato Aguiar

Fotos: Charles e Nonato Aguiar

Atendimento

de segunda a sexta-feira, das 08h00 as 13h00

prefeitura@raposa.ma.gov.br

(98) 3229-0202

Localização

Avenida Principal, s/n- CEP: 65.138-000

Jardim das Oliveiras - Raposa - MA

CNPJ: 01.612.325/0001-98

E - SIC

Avenida Principal, s/n- CEP: 65.138-000

Jardim das Oliveiras - Raposa - MA

esic@raposa.ma.gov.br

Ouvidoria

Avenida Principal, s/n- CEP: 65.138-000

Jardim das Oliveiras - Raposa - MA

ouvidoria@raposa.ma.gov.br

Workcenter© 2025. E todos os direitos reservados.