Prefeitura de Raposa realiza Mutirão de Cidadania voltado para pescadores e marisqueiras

Nos dias 16 e 17 de outubro, a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Pesca, promoveu, em parceria com a Secretaria de Saúde, o Instituto de Identificação do Maranhão e a Defensoria Pública, um grande Mutirão de Cidadania, realizado no CRAS do município.
A ação foi aberta ao público, com atenção especial aos pescadores e marisqueiras de Raposa, que puderam emitir novos RGs, solicitar a segunda via de certidões de nascimento e casamento e ter acesso a outros serviços essenciais de documentação. Ao todo, foram realizados 443 atendimentos pela Defensoria Pública e 236 emissões de RG durante os dois dias de evento.

Além disso, o mutirão também contou com uma ampla oferta de atendimentos na área da saúde, incluindo testagens rápidas, aferição de pressão e glicemia, ventosaterapia e massagens, levando bem-estar e cuidados básicos à população.

A secretária de Pesca, Lavina Lisboa, destacou a importância da iniciativa e o apoio das instituições parceiras.
“Estamos aqui na realização da ação social direcionada para pescadores e marisqueiras, onde eles tiveram a oportunidade tanto de emitir o RG quanto solicitar certidões e outros documentos. E as demais pessoas que vieram também tiveram essa oportunidade. Queremos agradecer a todos os nossos parceiros. Estamos juntos e deu tudo certo”, afirmou.
O prefeito Eudes Barros também esteve presente no evento e ressaltou o sucesso da ação e a dedicação das equipes envolvidas.
“Parabéns a todos que contribuíram para que esses dois dias de trabalho se tornassem um sucesso. Agradeço a todos os profissionais que estiveram aqui com todo carinho e atenção, cuidando do nosso povo. Essa parceria traz resultados importantes para nossa comunidade”, destacou.
O defensor público de Raposa, Bruno Borges, enfatizou a importância de aproximar os serviços da Defensoria da população.
“A Defensoria Pública vem se fazendo cada vez mais próxima da comunidade, para que as pessoas tenham acesso a informações precisas e também aos seus direitos básicos”, afirmou.
Já o supervisor do Instituto de Identificação, Benedito Santiago, ressaltou o valor da parceria entre os órgãos.
“Essa parceria é muito importante, especialmente para os pescadores e marisqueiras aqui da Raposa, que agora têm acesso facilitado à emissão de documentos essenciais”, disse.
Representando os beneficiados, o marisqueiro Clenilson Araújo agradeceu pela iniciativa.
“A Prefeitura de Raposa está de parabéns por fazer isso pelos pescadores e marisqueiros. Aqui a gente recebe serviços essenciais de saúde e cidadania”, declarou.


Texto: Tamires Gonçalves
Fotos: Charlyson Carvalho e Melkias Lisboa
Workcenter© 2025. E todos os direitos reservados.
