Prefeitura de Raposa realiza diálogo com ACS’s sobre erradicação do trabalho infantil

16 10 2021 11 14 55

Na tarde de sexta-feira, 15, a Prefeitura de Raposa, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SEMUS) e Assistência Social (SEMAS), realizou um momento de diálogo com Agentes Comunitários de Saúde (ACS’S) sobre a identificação e mapeamento das áreas com maior incidência de trabalho infantil. O evento aconteceu na Escola Santo Antônio e as discussões tiveram como tema “O papel do Agente Comunitário de Saúde no enfrentamento de situações de Trabalho Infantil e Trabalho Escravo”.

O diálogo foi conduzido pela coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, Silvia Sampaio e a coordenadora da Atenção Básica, Gláucia Rocha. A ação fez parte do conjunto de ações que compõem o Selo Município Sem Trabalho Infantil.

Alex Nina, assessor técnico da Coordenação da Atenção Básica, destacou que o papel do ACS na erracadição do trabalho infantil é fundamental: “Raposa aderiu ao Selo em junho deste ano, na tentativa de colocar fim a essa prática na cidade, por isso, nós entendemos que os ACS’s são nossos principais agentes nessa luta, porque eles estão presentes no dia a dia das pessoas, visitam suas casas”.

Silvia Sampaio afirmou que o CREAS está buscando diálogo e parcerias com instituições que compõem o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescentes: “Estamos conversando com o os órgãos de Saúde e Educação, Ministério Público, para que juntos possamos promover o enfretamento dessas situações de violência no município”.

A ACS Nilce Nélia frisou que o encontro foi muito produtivo: “Esse debate é necessário, obtivemos informações importantes e, também, pudemos repassar conhecimento. Todos esses esforços reunidos irão desenvolver melhor a identificação do trabalho infantil na nossa cidade”.

16 10 2021 11 16 16

16 10 2021 11 17 00