SEMAGRI entrega DCAA para agricultores terem acesso a linhas de créditos no Banco do Nordeste

Na manhã de terça-feira, 30, a Prefeitura de Raposa, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), em parceria com o Banco do Nordeste e a presença da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão – AGERP, reuniu produtores rurais na sede da secretaria com objetivo de trabalhar a possibilidade, de uma linha de crédito em maior valor para os agricultores do município.

Na ocasião, dez agricultores receberam da SEMAGRI a Declaração de Conformidade da Atividade Agrossilvipastoril (DCAA), que facilitará a vida do produtor na hora de buscar crédito nos bancos e realizar suas atividades.

O secretário de Agricultura, Vonei Mores, explicou que o principal objetivo dessa reunião foi entregar a DCAA a dez produtores rurais do município, e o Banco do Nordeste veio analisar essa documentação já para iniciar o processo de liberação de recursos para os agricultores. Ele ressaltou que, de posse da DCAA, os agricultores irão ter vários benefícios e com isso, passam a ter mais agilidade nos processos de créditos junto as instituições financeiras para investimento e custeio nas propriedades rurais, contribuindo para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida no campo.

"A visão que a Secretaria tem da Agricultura hoje é um segmento que gera emprego e renda, e essa é a visão do prefeito Eudes Barros. Nós estamos dando um ponta pé inicial nessa condição que vai abrir um novo horizonte para agricultura na Raposa, o que se via aqui era que alguns agricultores que tinham acesso somente a esse empréstimo do crédito rural, que corresponde a R$ 6.000,00 (seis mil reais)", afirmou.

O secretário declarou, ainda, que de posse desse documento, pessoas que trabalham com animais, com produção de frango, suíno e gado agora também têm a condição de acessar um crédito. "O Banco do Nordeste tem uma linha de crédito que vai de R$6mil até R$35 mil para Agricultura Familiar, esses são os créditos mais acessados. E com essa declaração, nós abrimos uma porta para que o homem rural, o homem do campo possa ter acesso a essa linha de crédito", frisou.

O agricultor Joilson da Silva de Sousa, morador do Alto da Base, foi o primeiro a receber a DCAA das mãos do secretário Vonei. Ele ressaltou que é de suma importância para o agricultor receber esse documento: "Até porque antigamente não conseguíamos acessar financiamentos altos pela ausência dessa declaração. A evolução está muito grande aqui na Secretaria de Agricultura, pois temos uma nova oportunidade de produzir mais e aumentar o potencial da nossa agricultura raposense. E com essa parceria entre a Secretaria de Agricultura e o Banco do Nordeste o agricultor só tem a ganhar", finalizou.