UNICEF e Prefeitura de Raposa promovem minicurso para ACS’s

A Prefeitura de Raposa, que neste ano aderiu ao Selo UNICEF, realizou na tarde dessa quarta-feira (1º), o minicurso “Água, Saneamento e Higiene” para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A responsável por ministrar foi a coordenadora de Políticas Públicas do Instituto Formação, Cristiane Cabral, da organização implementadora do Selo UNICEF no Maranhão.

A programação aconteceu na Chácara Arles Pontes e contou com a participação da secretária de Assistência Social e primeira-dama, Cássia Barros, e do secretário de Saúde, Romilson Froes. No curso, os ACS’s aprimoram seus conhecimentos sobre a importância dos protocolos de biossegurança, que tem ganhado força durante o período da pandemia do coronavírus.

A ministrante Cristiane Cabral destacou que o curso conscientiza na prevenção e na propagação da informação na área que eles atuam, alertando a necessidade dos cuidados que devem ser adotados em prol da higiene: “A ideia é que eles levem até a população a importância dos cuidados que devem ser tomados neste momento em que estamos falando sobre uma quarta onda da covid-19. Alertar sobre o uso da máscara, da cobertura vacinal, não somente para a covid, mas para atender a carteira de vacinação”.

Durante as palestras, os ACS’s puderam esclarecer suas dúvidas e também interagiram com a palestrante realizando uma troca de conhecimentos. Ao final do curso, os inscritos receberam um certificado de participação.

“A conquista do Selo UNICEF mostra que o município ao longo do processo da edição 2021-2024, trabalhou de forma coerente quanto a aplicação das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, além de contribuir para seu desempenho, ofertando acessibilidade aos serviços públicos e garantindo um futuro mais digno”, destacou o articulador do Selo UNICEF, Messias Lisboa.

Colaborando, a secretária da SEMAS afirmou que: “As secretarias municipais estarão alinhadas para colocar em prática todas as metas exigidas pelo selo. E o meu papel, enquanto secretária e primeira-dama, é justamente oferecer essa logística para que essas ações acontecem, para que os encontros sejam realizados e a gente possa de fato cumprir todas as metas e ações para que o município cumpra e ganhe o selo”.